sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Primeira-dama abre campanha de doação de medula óssea em Cuiabá

PUBLICIDADE

Começou, hoje, a campanha ‘Compartilhe Medula Óssea’, organizada pelo Instituto Maria Stella com apoio do Núcleo de Ações Voluntárias e Secretaria de Estado de Saúde. Samira Martins, primeira-dama do estado e coordenadora do NAV, abriu a campanha e se cadastrou como possível doadora de medula óssea no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

“Estar no banco de dados do REDOME significa poder salvar uma vida. Quem precisa de doação de medula óssea conta com o próximo para continuar vivendo. É impossível ficar indiferente a essa causa sabendo que doando apenas 5ml de sangue eu posso mudar a vida de alguém”, declarou Samira.

A primeira fase da campanha ‘Compartilhe Medula Óssea’ foi realizada em Rondonópolis onde em apenas dois dias mais de 7 mil pessoas se cadastram no banco de doadores.

Quando não há um doador aparentado, ou seja, um irmão ou outro parente próximo, geralmente um dos pais, a solução para o transplante de medula é procurar um doador compatível.

A chance de encontrar um doador de medula óssea compatível é de uma em cem mil. O número de doadores voluntários tem aumentado expressivamente nos últimos anos. Em 2000, existiam apenas 12 mil inscritos. Atualmente há mais de 4 milhões de possíveis doadores inscritos.

O Brasil conta hoje com o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos Registros dos Estados Unidos (quase 7 milhões de doadores) e da Alemanha (quase 5 milhões de doadores).

A evolução no número de doadores ocorreu devido aos investimentos e campanhas de sensibilização da população, promovidas pelo Ministério da Saúde e órgãos vinculados, como o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Em Cuiabá a campanha vai até o dia 23 de outubro. Para participar é preciso comparecer ao Hemocentro do Estado, na capital, localizado à Rua 13 de Junho, com um documento pessoal com foto, ter entre 18 e 55 anos, apresentar bom estado geral de saúde e não possuir doença infecciosa transmitida pelo sangue.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE