quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Polícia desmonta esquema de distribuição de peças clandestinas em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Um esquema de distribuição de peças clandestinas de veículos roubados ou furtados foi descoberto pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores, nesta semana, em Cuiabá. Há dois meses a delegacia investigava o envio de peças ilícitas para várias localidades de Mato Grosso. 

De acordo com o delegado Wagner Bassi Junior, denúncias chegaram à delegacia informando sobre a facilidade de comprar de peças usadas de veículos. "Vínhamos notando que essas peças eram distribuídas, sem nota fiscal e controle, para todo o Estado e levadas sob encomenda por vans". 

O comércio clandestino foi confirmado após a localização de uma casa com muros altos e portão fechado, no bairro Parque Geórgia, na última quarta-feira, onde os policiais se deparam com cerca 40 veículos, entre caminhonetes e automóveis, cortados e desmanchados, todos com suspeitas de origem ilícita. 

No local, os policiais prenderam um homem de 28 anos por receptação qualificada, sem direito a fiança, por atividade comercial. Conforme as investigações, o suspeito receptava veículos, possivelmente roubados ou furtados, depois com ajuda de dois funcionários cortavam os carros com uso de maçaricos e retiravam todas as peças para revenda à pessoas que faziam as encomendas por telefone e via aplicativo WhatsApp. 

Peritos criminais da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) já confirmaram cinco veículos subtraídos, sendo um Fiat Strada, um VW Gol e um Fiat Uno, com registro de roubos em 2015; uma GM S-10, com queixa de furto em 2014 em Tangará da Serra; e um Fiat Pálio furtado do depósito de uma empresa, no bairro Jardim Industrial, em Cuiabá, em dezembro de 2013, de onde 17 veículos, 9 carros e 8 motos, foram levados. 

O delegado destacou a dificuldade de fazer a identificação dos veículos, pois estão todos sem as plaquetas de numeração dos  chassis. "A maioria está sem o número de identificação. Algumas não vamos conseguir identificar, mas outras tem números secretos que a perícia consegue identificar". 

Para o delegado, o número de tampas de Fiat Strada chamou a atenção, um total de 12 tampas encontradas, supostamente retiradas de veículos na rua. "Virou moda roubar isso na cidade. A tampa não tem trava, você abre e solta dois parafusos, daí a facilidade".

Um tampa original é comercializada por R$ 2 mil e no mercado clandestino uma usada se compra por R$ 500.  

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende acusados de vender armas em Sorriso

A Polícia Militar prendeu hoje, durante a operação Vitae,...

Condutor tenta fugir com moto roubada, cai e acaba detido no Nortão

A Polícia Militar apreendeu o adolescente, de 16 anos,...

Homem é hospitalizado após ser espancado em Sorriso

A Polícia Militar foi acionada, esta madrugada, após um...

Suspeito de duplo homicídio em comércio popular é recambiado para Mato Grosso

A Polícia Civil de Mato Grosso transferiu para Cuiabá,...
PUBLICIDADE