quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Pesca fica proibida a partir de 2ª feira no Nortão

PUBLICIDADE

A Piracema começa na próxima segunda-feira (3) na bacia hidrográfica Amazônica, que os rios nos municípios de Sinop e demais cidades do Nortão. A pesca ainda estará liberada neste sábado e domingo. O período proibitivo segue até o dia 28 de fevereiro do ano que vem -quando acaba a Piracema (reprodução dos peixes), mas pode ser prorrogado.

O analista de meio ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Jackson Medeiros, explicou ao Só Notícias que serão intensificadas as fiscalizações. “Nesta época iremos percorrer ainda mais os rios, atender denúncias e fazer blitz em estradas, com ainda mais frequência do que já fazemos. Aqueles que desrespeitarem a legislação poderão receber uma multa que varia de R$ 1 mil a R$ 100 mil. Caso haja flagrante, a pessoa pode ser encaminhada para Polícia Civil e responder processo por crime ambiental”.

Até o fim do período, somente populações ribeirinhas poderão praticar a chamada “pesca de subsistência”, para o sustento próprio e da família. Eles só poderão pescar com varinhas de mão, sem uso de molinete e terão direito a 3 kg de pescado por dia. “Vale lembrar que ribeirinho é aquela pessoa que mora na beira do rio e não a pessoa que tem uma chácara às margens, mas mora na cidade. Esta pessoa não está autorizada a pescar”, lembrou Jackson.

Mato Grosso têm, além da Amazônica, as bacias Araguaia-Tocantis (região de Barra do Garças) e Paraguai (Cuiabá e Pantanal). Na bacia Araguaia-Tocantis, o período proibitivo começa amanhã, enquanto que na bacia Paraguai terá início também na segunda-feira (3).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum fortalecerá revitalização de áreas verdes no meio urbano

A prefeitura vai abrir processo licitatório, dia 13, visando...

MP confirma aumento para penas de ‘mercenários’ em Mato Grosso

O Ministério Público informou, esta tarde, que três integrantes...
PUBLICIDADE