sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Lucas: audiência coleta sugestões para implantação de cursos do IFMT

PUBLICIDADE

Definir as áreas de atuação do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) do município juntamente com a sociedade foi o objetivo da audiência pública realizada, ontem, no ginásio da escola municipal Olavo Bilac. A audiência foi promovida por meio de uma parceria entre a administração municipal e o IFMT.

As aproximadamente 150 pessoas que participaram, puderam conhecer os eixos tecnológicos ofertados pelo IFMT e apontar quais atendem mais a demanda do município. A vinda do instituto para o município é mais um compromisso cumprido pela administração municipal para ofertar à população mais oportunidades de uma formação de nível superior.

O pró-reitor do IFMT, Degmar Francisco dos Anjos, ressaltou que o instituto vem crescendo muito nos últimos anos e a intenção é expandir cada vez mais. O pró-reitor comandou os trabalhos da audiência pública e coletou as sugestões apresentadas pela sociedade.

O diretor geral da unidade de Lucas do Rio Verde do IFMT, Willian Silva de Paula, ressaltou que este é apenas o primeiro encontro que será realizado com a população, nos próximos dias serão feitas mais reuniões com os estudantes para juntos buscar as demandas a longo prazo. “A sociedade vai nos nortear mostrando quais áreas a nossa instituição vai trazer os dois primeiros cursos, para fazermos o diferencial no município de Lucas do Rio Verde”, assegurou.

Durante a audiência, a administradora Neiva Bleich e o arquiteto Lucas Silva Santos entregaram um abaixo-assinado com 158 assinaturas de estudantes com sugestões de cursos para implantação no município. Dentre as indicações, os mais optados foram na área ambiental, como Gestão de Meio Ambiente e Ecologia. “Estamos representando esses 158 estudantes que não puderam estar aqui hoje, esse abaixo-assinado é a voz dessas pessoas dentro da audiência pública”.

O prefeito em exercício Miguel Vaz comentou que o instituto por meio da sociedade vai colher todas as informações necessárias e vai planejar os cursos do IFMT para os próximos anos. “A audiência discutiu os rumos do projeto do IFMT no município, se crescermos a 5% ao ano, em 10 anos teremos 105 mil habitantes, se o crescimento for de 7,5%, daqui 10 anos teremos 134 mil habitantes, e se continuarmos crescendo a 10% ao ano, em 10 anos vamos passar de 160 mil habitantes, então com isso temos que planejar o futuro da nossa cidade. Agradeço a participação de todos que contribuíram muito para o IFMT dar os passos certos para esse grande projeto, em nome do poder executivo quero ressaltar que o IFMT é muito bem-vindo a Lucas do Rio Verde e o município recebe de braços abertos, daqui para frente tem muito trabalho a ser feito e nós acreditamos muito que esse projeto vai contribuir muito para o futuro dos cidadãos”, evidenciou Vaz.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Albieri, a audiência colaborou muito para o planejamento do instituto. “Essa audiência foi muito aguardada, é uma oportunidade que o poder público e o IFMT proporcionaram à sociedade de poder escolher os eixos que serão trabalhados, e quem ganha com essa ação é a sociedade luverdense”.

O diretor geral do IFMT relatou que o próximo passo é preparar os planos de cursos e o concurso público para contratação da equipe docente. “A ideia é receber a partir de janeiro os primeiros professores e técnicos administrativos, para então iniciarmos as aulas no segundo semestre de 2015”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Valor de auxílio a profissionais de programa de alfabetização em MT é reajustado

A secretaria estadual de Educação reajustou o valor das...

Três estudantes da Unemat são selecionados para intercâmbio na Alemanha

A Universidade do Estado de Mato Grosso, publicou o...

Secretaria divulga 2ª chamada de estudantes de MT para intercâmbio na Inglaterra

A secretaria estadual de Educação divulgou, há pouco, a...
PUBLICIDADE