sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Justiça federal rejeita novo recurso e mantém radares em avenidas de Cuiabá

PUBLICIDADE

A Justiça Federal de Mato Grosso negou, pela 2ª vez, pedido do vereador Dilemário Alencar (PTB) para anular as multas aplicadas por radares eletrônicos instalados ao longo da avenida Miguel Sutil. A mais recente decisão é em um agravo de instrumento que a defesa do parlamentar impetrou tentando cassar decisão que negou, em abril, a liminar pleiteada. “Finalmente também é preciso ter em conta que se periculum in mora há reside em vedar a fiscalização e consequente prevenção ao excesso de velocidade em via urbana onde presumivelmente o tráfego de pedestres é sobremaneira considerável a recomendar extrema cautela. Certo é que afastada a fiscalização que hoje é efetuada pelo município ficarão os pedestres jogados à própria sorte em um trânsito que reconhecidamente mata mais do que muitas guerras travadas pelo mundo afora”, diz, no despacho.

A ação tramita na 2ª Vara Federal. Dilemário ingressou com a ação pedindo a suspensão das multas devido o fato de a Avenida Miguel Sutil ser uma via de circunscrição federal, que integra a rodovia federal BR-364, e que a Prefeitura de Cuiabá não fez nenhum termo de jurisdição administrativa da via para ter legitimidade de legislar sobre ela.

Além de pedir a anulação de todas as multas de trânsito aplicadas no trecho da rodovia federal BR 364 localizado em área urbana e que se sobrepõe à avenida Miguel Sutil, o parlamentar pediu também o ressarcimento àqueles que foram multados indevidamente e a condenação dos réus ao ressarcirem o erário público em quantia a ser apurada em futura liquidação. Porém, não obteve êxito até o momento.

A juíza do caso argumenta que as mortes no trânsito são reflexos da imprudência praticada por motoristas. Disse que, infelizmente, no Brasil o número anual de vítimas fatais no trânsito é superior ao número de americanos que foram mortos na guerra do Vietnã e dessa forma, a medida adotada pela prefeitura para inibir o excesso de velocidade e punir os infratores com uso dos radares é válida.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE