quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Grêmios estudantis irão participar de Conselho Estadual da Juventude

PUBLICIDADE

Estudantes de unidades estaduais dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, Nova Olímpia, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Barra do Garças, Sinop, Lucas do Rio Verde e Arenápolis participaram do ato de criação do Conselho Estadual da Juventude, sancionado pelo governador Pedro Taques na última semana, na Capital. Parte desses alunos pode compor o Conselho por meio dos Grêmios Estudantis das escolas.

O secretário adjunto de Política Educacional da Seduc, Gilberto Melo, explicou que a criação desse grupo é uma oportunidade única para o diálogo entre jovens e gestores. “O Grêmio Estudantil é a base para o fortalecimento da organização política entre os jovens. A partir dessa iniciativa eles vão sentir a importância de se organizarem em outras camadas da sociedade”.

A composição do Conselho está em construção e Gilberto Fraga pontua que a Seduc trabalha na instalação e garantia do funcionamento do grupo no que compete à pasta da Educação. O gestor acredita que apenas dessa forma será possível garantir a constituição de um pensamento crítico pra que os adolescentes se tornem sujeitos na criação de políticas igualitárias.

Iara Oliveira, que cursa o 1º ano na Escola Estadual 7 de Setembro no Distrito de Assari em Barra do Bugres, é secretária do Grêmio Estudantil. Ela veio acompanhada pelo professor Gilmar Santana Neves, pedagogo na escola que atende 400 alunos em todas as modalidades.

Gilmar é fundador do grêmio que existe há 10 anos e auxilia no desenvolvimento pedagógico, cívico e político dos estudantes. O professor destaca a importância do grupo como o primeiro contato dos jovens com a gestão democrática, visão que será ampliada com a participação no Conselho da Juventude e a possibilidade de um intercâmbio de ideias e culturas com pessoas de outras regiões.

O Conselho da Juventude também possibilitará a participação de jovens que atuam em outros grupos e organizações sociais, caso de Tainá Quadra do Nascimento que vai quase todos os dias à Arena Pantanal andar de skate, mas desta vez a visita ao local teve um motivo diferente: ela foi assistir a criação do conselho. Aos 19 anos, Tainá estuda o 3º ano no período noturno na Escola Estadual Júlio Muller, em Cuiabá e há dois anos pratica o esporte e participa do coletivo feminino Divas Skateras.

“Vim porque queria ver as propostas para a juventude esportista, pois acredito que é importante incluir os jovens em atividades positivas. No meu caso, quero saber quais os investimentos devem acontecer nas pistas.  Aqui na Arena antes nem podíamos andar, aí o governo colocou três obstáculos, mas acredito que esse é apenas o primeiro passo é preciso ampliar as opções para quem quer começar a praticar esportes” comenta.

Já Narumi Ito compõe a Pastoral da Juventude de Pontes e Lacerda. A jovem que estudou na Escola Estadual 14 de Fevereiro e participou de diversos programas e projetos educativos como o Jovem Embaixador, Parlamento Jovem Brasileiro, Olímpiada de Língua Portuguesa e Olímpiada Nacional em História do Brasil incentivada pela Seduc, acredita que a principal pauta do grupo recém-constituído deve ser a educação.

“O conselho pode discutir formas de ampliar o conhecimento e meios de fornecer capacitação para os adolescentes. Para saber dos que os jovens precisam é necessário nos permitir falar sobre as nossas necessidades, por isso a criação desse conselho é tão importante”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motorista morre após carreta tombar na BR-163 em Guarantã do Norte

O acidente envolvendo um veículo de carga não identificado...

Dois morrem em colisão entre caminhões e carreta na BR-163 em Nova Mutum

O acidente envolvendo dois caminhões VW brancos e uma...

Juara vai definir empresa para implementação de monitoramento urbano

O procedimento licitatório, definido para dia 7 do próximo...
PUBLICIDADE