quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Gestores regionais debatem assistência social em Mato Grosso

PUBLICIDADE

“São inegáveis as conquistas alcançadas após a criação do Sistema Único da Assistência (Suas) no Brasil. O sistema é uma política pública de Estado reclamável por qualquer cidadão, amparado por várias normativas e que profissionalizou o atendimento das demandas socioassistencias no país”, disse o coordenador-geral da Gestão do Trabalho do Suas do Ministério de Desenvolvimento Econômico e Social e Combate à Fome (MDS), durante o encontro regional da assistência social, que acontece em Cuiabá.

O evento foi voltado para técnicos de Estado e de municípios de grande porte da região Centro-Oeste, com o objetivo de planejar e construir ações conjuntas relacionadas à Gestão do Trabalho e a Educação Permanente do Suas. Tudo isso dentro da perspectiva de melhorar as condições de trabalho dos técnicos da assistência social e, por consequência, o aprimoramento dos serviços, programas, projetos e benefícios do setor.

O Suas está presente em cem por cento dos municípios brasileiros. Contudo, a assistência social ainda enfrenta grandes desafios, como por exemplo, o pequeno percentual de servidores efetivos no segmento. Existem cerca de 600 mil trabalhadores da assistência social. Deste total, apenas 37% são servidores efetivos.

Outro desafio do Suas é a falta de políticas de valorização dos seus trabalhadores. “Há municípios que dividem técnicos com outros municípios, pagando remunerações bastante insatisfatórias. Este profissional obviamente estará desmotivado e isso imapcta na prestação do serviço”, ressaltou o coordendador do MDS.

O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso, Jean Estevan Campos Oliveira, destacou a importância do assunto. “Encontros como este são tratados com prioridade pelo Governo do Estado, pois são forma de criar uma diálogo permanente e uma ação sincronizada entre entes federados. Além disso, nossos técnicos são de suma importância para o atendimento das famílias em vulnerabilidade social”, pontuou o secretário.

EDUCAÇÃO PERMANENTE – Outro assunto debatido no encontro foi a questão da qualificação dos trabalhadores do Suas. A educação permanente está inserida nos princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente – PNEP/2013, instituída pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único da Assistência Social (NOB/RH/Suas).

A intenção é o aprimoramento da gestão e a progressiva qualificação dos serviços e benefícios socioassistenciais, com cursos introdutórios e atualizações frequentes para gestores, técnicos e conselheiros da Assistência Social. Assim como a Gestão do Suas, a educação permanente apresenta seus desafios, principalmente diante da pluralidade de cenários nos municípios do Estado e do país.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão de Mato Grosso ganha prêmio ao acertar cinco números na Milionária

O bolão de Cuiabá foi premiado, ontem à noite,...

Criança é hospitalizada após ser atingida por carro em Guarantã do Norte

O menino, de 12 anos, foi encaminhado para cuidados...

IFMT Sorriso prorroga inscrições para dois cursos com incentivos financeiros

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de...

Motociclista morre em acidente com carreta em rodovia no Nortão

O acidente envolvendo uma DAF XF 480 branca e...
PUBLICIDADE