sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Federação vai orientar empresários em Mato Grosso a reduzir consumo de energia

PUBLICIDADE

A tarifa de energia elétrica para o setor industrial em Mato Grosso é a terceira mais cara do Brasil e a indústria estadual paga 21,7% a mais do que a média nacional, conforme levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para minimizar o impacto desse insumo no custo de produção, a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) fará, em Cuiabá, o curso ‘Como reduzir o custo da energia elétrica?’. Gratuita, a capacitação será na próxima terça-feira, às 13h30, na sede da Fiemt.

“Enquanto a carga tributária que incide sobre a energia continuar alta, temos que encontrar alternativas para manter a competitividade das indústrias instaladas em Mato Grosso. E este curso contribui para isso, é uma maneira das indústrias reduzirem os custos de produção”, afirma o presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Sindical, Sérgio Antunes.

De acordo com o engenheiro eletricista e consultor da Confederação Nacional da Indústria, Fábio Dias, os aumentos nas tarifas ocorridos especialmente em 2015, quando houve a revisão extraordinária para quase todo o país, oneram significativamente os custos de produção da indústria. “O impacto na competividade é direto, agravado pelo cenário de redução da atividade econômica. Isso tudo força o empresário a otimizar seus custos, incluindo a conta de energia elétrica”, disse.

Em quatro horas de capacitação, o consultor da CNI apresentará aos industriais diversas alternativas para reduzirem o custo com o insumo, como a revisão de condições de enquadramento tarifário, ajustes em quantidade de demanda contratada, geração no horário de ponta e ações de eficiência energética. Também serão discutidas a microgeração distribuída por meio da utilização de energia solar fotovoltaica e a compra de energia no mercado livre, dentre outras possiblidades.

A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prorrogado prazo para entrega de relatório de empresas em MT que recebem incentivos fiscais

A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso...

Sorriso registra mais de mil novas empresas em 3 meses

Sorriso ganhou 1.080 novas empresas, entre janeiro e março,...

Secretaria e IMAC apresentam na Norte Show programas de incentivos oferecidos pelo Estado

A secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato...
PUBLICIDADE