sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Expansão e desenvolvimento do turismo são debatidos em Cuiabá

PUBLICIDADE

Representantes da prefeitura de Cuiabá discutiram em audiência pública "O turismo como vetor de desenvolvimento socioeconômico em Mato Grosso: desafios, estratégias e oportunidades”. O debate reuniu secretários municipais, prefeitos e representantes do segmento em busca de soluções e projetos que transformem Mato Grosso em um dos grandes pilares econômicos, aliados a expansão dos potenciais existentes.

A audiência foi proposta pelo deputado Estadual Wilson Santos. Segundo ele, o turismo pode ser a locomotiva de Mato Grosso e o foco neste momento é alavancar o turismo ecológico. “A nossa vocação é o turismo de natureza, coincidentemente é o segmento que mais cresce dentre os demais. Temos que viabilizar onde há as maiores tendências, envolvendo as 43 etnias indígenas e a cultura da Baixada Cuiabana”, afirmou o deputado.

Representando o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, Alberto Machado, o secretário-adjunto de Turismo, Jefferson Preza, reforçou o compromisso do Poder Público na busca pelo fortalecimento do setor. “Este é um setor que pode dar um retorno positivo e mais efetivo. No entanto, é necessário trabalhar a infraestrutura, equilíbrio econômico e divulgação dos produtos de forma rentável”, avaliou Preza.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Seneri Paludo, Mato Grosso vem tratando o turismo como um dos eixos prioritários e municípios como Cuiabá, Jaciara, Nobres, Chapada, Mimoso e Poconé receberão mais atenção neste sentido. “Temos trabalhado muito forte no que estamos chamando de “Corredor do Ecoturismo”. Se analisarmos de uma forma geral, essas cidades não têm tantos atrativos turísticos para mais de três dias. Para isso é necessário mais infraestrutura [aeroporto e rodovias], promoção de divulgação e capacitação”, explicou Seneri.

O deputado Federal Fábio Garcia falou sobre a expectativa para que o Governo Federal apoie os investimentos relacionados ao setor energético. “Acredito muito que o turismo será um dos maiores alicerces da economia mato-grossense, aliados à mineração, energia e distribuição de renda para todo o Estado”, concluiu.

A programação inclui ainda palestras, o II Encontro dos Secretários Municipais de Turismo do Estado de Mato Grosso, Planejamento Estratégico 2016, Feira Internacional do Pantanal (FIT) e apresentação do Calendário de Eventos para o próximo ano. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE