sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Comandante da PM confirma redução nos índices de violência em cidades do Nortão

PUBLICIDADE

O comandante regional da Polícia Militar, tenente coronel Gildázio Alves confirmou, ao Só Notícias, que os índices de violência tiveram redução significativa de 54% dos homicídios, nos último nove meses, nos munícipios de Marcelândia, Itaúba, Nova Santa Helena, Nova  Guarita, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã, Novo Mundo e no Distrito de União do Norte. Estas cidades são de responsabilidade do 15º comando da PM.

“Os homicídios e o roubos são os mais impactantes na sociedade, que representam crime contra a vida e o patrimônio. Estamos trabalhando com a meta de redução de 10% ao ano. Até o mês de agosto, tivemos 26 homicídios nas dez localidades que o comando é responsável. Comparando com o ano passado tivemos uma redução de 54% dos homicídios. No mesmo período, até agora, houve 23 homicídios contabilizando uma queda significativa de 28%”, declarou.

Segundo o comandante, os 28 novos policiais militares designados para o comando devem ajudar no controle e na diminuição dos principais indicadores criminais como roubos, furtos e homicídios em Peixoto de Azevedo. “Com a vinda deste novo efetivo, poderemos marcar operações durante um período de 30 dias. Existe várias variáveis para o cometimento de homicídios e roubos em Peixoto. Por exemplo é o prende e solta de adolescentes. Ao longo dos sete primeiros meses, apenas dois adolescentes foram apreendidos e internados. Acionamos os juízes, Procuradoria Geral do Estado (PGE) para dividir esta responsabilidade do ‘prende e solta’ do sistema prisional. A segunda, variável é uso da tornozeleira eletrônica. Nós crimes, por exemplo, de roubos e furtos era os criminosos que estava com as tornozeleiras. Outro ponto, seria o desemprego, que esta fora da governabilidade da segurança pública. O município tem um perfil social diferente de outras cidades”.

Alves destacou que Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã do Norte são principais responsáveis pelos homicídios registrados no Nortão. “Estes três municípios terão um contingente maior de policiamento. 80% dos crimes ocorrem nestas  três localidades. Ou seja, vamos direcionar maior efetivo para diminuir este índice negativo até final do ano. Se conseguirmos diminuir em 50% de forma geral, a sociedade passará ter sessão de segurança. Em Peixoto, o principais crimes ocorrem, na avenida Brasil, Centro Antigo e no bairro Liberdade das 15h às 21h”, destacou.

Conforme Só Notícias já informou, alunos, professores e demais moradores participaram de uma caminhada contra a violência, na última quarta-feira, em Peixoto de Azevedo e se concentraram em frente à prefeitura, câmara, delegacia da Polícia Civil e Ministério Público Estadual. Eles carregavam faixas e cartazes com os dizeres ‘Peixoto pede paz’, ‘Queremos que a justiça seja feita ao crimes impunes’, ‘Paz e mais amor’, entre outras. O manifesto foi após os assassinatos de duas mulheres nos últimos 30 dias.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

DERF prende drogas em Nova Mutum e prende dois

Dois homens, de 51 e 22 anos, foram...

Dois acusados de disputar ‘racha’ em rodovia no Nortão são presos

A Polícia Militar deteve os condutores, de 24 e...

Jovem denunciado por espancar companheira em Sorriso é procurado

A adolescente, de 15 anos, recebeu tratamento médico numa...
PUBLICIDADE