O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) tornou público apenas agora o relatório final sobre o acidente envolvendo o avião Neiva EMB-202, em abril de 2008, em uma fazenda, em Lucas do Rio Verde. Ele acabou colidindo em um poste de energia, pouco depois de decolar para fazer a pulverização de inseticida e acabou caindo. O piloto sofre lesões leves.
No documento, costa que o piloto decidiu mudar o enquadramento para o tiro, pois percebeu que se cumprisse o perfil pré-planejado passaria sobre um estábulo, o que em ocasiões anteriores, havia causado pânico aos animais, com fuga e dispersão. “Ao tomar essa decisão repentina, o piloto não considerou adequadamente outros aspectos relevantes, tais como a altura mínima de segurança a ser mantida para livrar os outros obstáculos nas proximidades. No enquadramento do novo eixo, a aeronave aproximou-se de postes de alta tensão que ficavam a cerca de 100 metros da plantação de milho que receberia a carga de inseticida”, é apontado.
É destacado que “a queda da aeronave decorreu da colisão contra um poste de energia elétrica. O impacto ocasionou a perda de controle da aeronave, resultando, em seguida, na colisão desta contra o terreno. Segundo o piloto, momentos antes do impacto contra o poste, a aeronave sofreu uma perda significativa e abrupta de altura e, mesmo após a tentativa de corrigir a descida não foi possível evitar a colisão”.
No entanto, também não se pode descartar a possibilidade de que tenha havido a ação de correntes descendentes, comuns em áreas muito quentes quando se faz a transição entre diferentes tipos de terrenos. “A ação de uma corrente descendente, aliada ao peso da aeronave carregada e à alta temperatura na região, podem ter tornado ineficazes as ações do piloto para evitar a perda de altura e a colisão”.
A aeronave estava dentro dos limites de peso e balanceamento previstos pelo fabricante, portanto, foi considerado que esse fator não influiu no desfecho do acidente.