sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Agência de fomento do Estado muda após aprovação de projeto

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa aprovou a mudança da Agência de Fomento de Mato Grosso em Desenvolve MT, que passa a ter novas competências e as atribuições ampliadas. O projeto de lei que seguirá para sanção do governador Pedro Taques altera a Lei Complementar 140/2003 que criou a MT Fomento. O novo formato aprovado permite mudar a razão social e algumas atribuições da agência para Desenvolve MT e permite unificar o atendimento das políticas para o desenvolvimento econômico do estado

A agência terá a gestão reforçada para a prospecção e atração de novos investimentos, além de participação em investimentos. Na área de crédito vai atuar com mais oferta de linhas de financiamento para micro e pequenas empresas, incluindo oferta à agricultura familiar, e para prefeituras.

A agência trabalhará com a atração de novos investimentos por meio de interlocuções com investidores, apresentação das potencialidades de Mato Grosso em feiras e eventos de negócios. No receptivo de empresários dará apoio aos potenciais investidores na interlocução com órgãos públicos, com o objetivo de facilitar o processo de tomada de decisão e de implantação de novos empreendimentos no Estado.

“A Desenvolve MT tem o escopo para fomentar empreendimentos empresariais, não apenas ser uma plataforma de apresentação. Já temos como exemplo uma iniciativa de exportação de peixe daqui para os Estados Unidos, com o auxílio da Desenvolve MT, e após comprovada a qualidade do produto será 100% exportado. Entre outras ações que visam o comércio exterior e a atração de investimentos para Mato Grosso, como por exemplo, do mercado chinês já para o próximo ano”, pontuou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk.

A Desenvolve MT permanece com a estrutura já existente da MT Fomento, reforçando algumas áreas de acordo com o novo formato aprovado, trazendo foco também para a área de negócios, a exemplo do que já é realizado por agências de desenvolvimento em estados como Bahia, São Paulo e Minas Gerais.

Na área de crédito o objetivo é fomentar as linhas já existentes e criar novas com condições atrativas. Além disso, serão desenvolvidas ofertas de crédito voltadas para pequenos e médios empreendedores; inclusive do setor rural, como a agricultura familiar. Também será oferecida linha de crédito para prefeituras, que poderão acessar recursos por meio da Desenvolve MT para investir em projetos de infraestrutura, por exemplo.

A Desenvolve MT também prestará apoio aos empreendedores na identificação de locais para implantação de empresas levando em conta as necessidades de suas atividades, como mão de obra, infraestrutura, mercado consumidor, entre outros. Também incentivará as exportações dos produtores mato-grossenses e dará a articulação com os municípios visando identificar oportunidades e entraves para atração de novos investimentos.

Para o desenvolvimento deste trabalho três diretorias atuarão dentro da estrutura da Desenvolve MT: Diretoria de Prospecção e Projetos, que ficará responsável pela atração de investimentos. A Diretoria de Finanças e Gestão cuidará das participações e gestão e, por fim, a Diretoria de Desenvolvimento e Crédito, que ficará a cargo das operações de crédito.

“O desafio é melhorar o ambiente de negócios em Mato Grosso, promovendo a captação de investimentos para que possamos tornar nosso estado um local de oportunidades e negócios”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE