sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

TCE e secretaria discutem auditorias especiais na educação fundamental

PUBLICIDADE

A equipe da Secretaria de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso, liderada pela secretária Lidiane dos anjos, se reuniu com o secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, hoje, com objetivo discutir as auditorias especiais que o controle externo está inciando. Elas consistem em diagnósticos minuciosos da situação do ensino fundamental, apontando as principais falhas a fim de buscar soluções.

A secretária do TCE apresentou a metodologia de trabalho e explicou que a auditoria especial é um exame da eficiência e da eficácia das atividades, dos programas e dos organismos da Administração Pública, com o objetivo de influenciar melhorias. “Trata de uma atividade diferente da auditoria de conformidade que verifica somente a regularidade dos atos. A auditoria especial vai buscar as possíveis causas da queda nos indicadores sociais, entre eles o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que é um indicador geral da educação nas redes privada e pública".

Permínio afirmou que “a Educação é um dos maiores desafios desta gestão e TCE vem contribuir com mudanças positivas na área”. Entre as dificuldades apontadas inicialmente pela equipe do Tribunal de Contas e da Secretaria de Estado, está a infraestrutura. De acordo com levantamento realizado pela própria Seduc, repassado aos auditores do TCE, ao menos 200 escolas apresentam condições precárias em suas instalações, sendo necessário um montante de R$ 150 milhões para realizar as reformas. Contudo, o orçamento previsto para a pasta é de R$ 120 milhões para 2015. “Nesse sentido, estamos em busca de soluções viáveis, efetivas e econômicas para melhorar as condições de ensino e as auditorias especiais vêm ao encontro dos nossos objetivos”, finalizou o secretário.

O relator das auditorias especiais é o conselheiro Antonio Joaquim e a auditoria contará com o trabalho da Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais, liderada por Lidiane dos Anjos Santos.

Inicialmente, a equipe de auditoria está analisando informações das políticas públicas e dados fornecidos pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), conselheiros de políticas públicas e especialistas. Nestas primeiras fases estão ocorrendo reuniões com diferentes segmentos: sindicatos, conselhos, especialistas e secretários municipais de educação, informa assessoria.

Em 2014 a Secex de Auditorias Especiais do TCE realizou três auditorias especiais nas políticas e gestões de saúde pública: Regulação Assistencial (em 14 municípios), Assistência Farmacêutica (em 24 municípios) e Atenção Básica (em 12 municípios). A experiência em auditorias operacionais teve início em 2013 com três parcerias junto ao TCU que resultaram nos trabalhos nas áreas de Meio Ambiente, do SUS e no Ensino Médio.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lançado programa Saúde na Escola em Sinop

O Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo...

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...
PUBLICIDADE