sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: gestores municipais e estaduais avaliam a implementação da Base Nacional Comum Curricular

PUBLICIDADE
Só Notícias

Educadores de 26 municípios mato-grossenses debateram, nos últimos dois dias, em Sinop, a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas redes de ensino, os desafios e possibilidades e que estabelecerá "direções e norte aos currículos dos sistemas e redes de ensino como, também, as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio em todo o Brasil”, de acordo com o Ministério da Educação. A base vem sendo construída e avaliado de forma coletiva por meio de consultas públicas abertas pelo MEC, desde 2015. As agendas, desde então, vêm apontando as recomendações e balizando a formulação de uma proposta para a base.

"Esse encontro coincide com o fechamento do texto preliminar da Base Nacional, dentro do território mato-grossense e que está sendo disponibilizado para que se possa analisar o texto, apreciar e emitir um parecer", explica o presidente do Conselho Municipal de Educação de Sinop e também coordenador estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Edemar Jorge Kamchen. Nos Estados e municípios, os projetos políticos pedagógicos e os currículos deverão ser adequados em consonância com a base. Por isso, defendeu, a construção alinhada precisa ser levada para a mesa de trabalho e avaliada para não haver prejuízos ao público diretamente atingido pela base nacional. "Todo o processo de levantamento de informação, de construção deste currículo dentro do Estado e municípios precisa acontecer, ainda, no ano de 2018. As escolas, com base nessa normatização, possam, então, ainda neste ano, construírem o projeto político pedagógico com com estas alterações no currículo", acrescentou Edemar.

A representante da secretaria municipal de Educação de Sinop, Alexandra Cortes, acrescentou que o momento é de reflexão para que os direitos de aprendizagem não sejam prejudicados. "Estamos em um momento muito reflexivo. A gente precisa discutir, avaliar e reavaliar o que estamos vivenciando nas escolas frente aos nossos currículos e propostas pedagógicas. E, a base, ela está vindo para isso. É uma base que vem desde 2013 em discussão, já foram aprovados os seus 60% e, agora, estamos na avaliação dos currículos".  

Apesar de os Estados e municípios definirem seu próprio currículo e adequá-lo, todos deverão estar de acordo com o que determina a base nacional para todas as redes de ensino, independentemente de pública ou privada, tanto na Educação Infantil, quanto no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) "Estamos passando por um momento de elaboração do currículo de Mato Grosso, além da base [Nacional]. Já saiu um texto preliminar deste currículo mato-grossense, e que se encontra no momento de chamada pública para que todos os profissionais da educação, em especial, aos professores, estarem lendo e contribuindo com o que eles acham que é necessário que está faltando", frisou Tania Nunes, através da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE