terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Professores reprovam indicativo de greve em Sinop

PUBLICIDADE

A maioria dos professores estaduais, filiados ao Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), em Sinop, não quer parar as atividades em protesto à medida do governo de recompor 3,11% das perdas inflacionárias sobre os subsídios na data-base de maio e a outra metade em novembro. A decisão saiu após assembleia, esta tarde. No total, 74 profissionais não querem parar e 19 são favoráveis.

O diretor regional da sub-sede, Valdeir Pereira, disse que o resultado será levado para discussão, em Cuiabá, durante o Conselho de Representantes e a Assembleia Geral, que acontecem entre os dias 6 e 8. “A maioria entendeu que não era o momento para uma greve. A gente vai levar este indicativo. Se for aprovada a greve, a gente volta a discutir a situação aqui no município, até porque o plenário é soberano”, afirmou.

Conforme Só Notícias já informou, o governo mantém a proposta de recomposição de 6,22% para todos os servidores, ainda este ano. No salário de maio foram 3,11% do reajuste geral anual (RGA) e o governo propôs pagar a outra metade em novembro. Além disso, firmou compromisso de pagar em janeiro do próximo ano o valor retroativo dos meses de maio a outubro, em uma única parcela.

O pagamento do reajuste geral anual, previsto na Lei 8.278, de 2004, terá impacto sobre a folha de pagamento de 94.381 servidores do Executivo Estadual. Deste total, 40.301 são servidores efetivos; 4.474 são efetivos com comissão, 20.609 são temporários, cuja tabela salarial é baseada na tabela dos servidores efetivos; 23.498 são servidores aposentados e, por fim, 5.499 são pensionistas.

O secretário de Estado de Fazenda, Paulo Brustolin, esclareceu que a integralidade do reajuste não pôde ser concedida em maio porque o governo já alcançou o limite de 49% da receita com folha salarial. A Lei de Responsabilidade Fiscal não permite ultrapassar esse teto, sob pena do governo do Estado ser penalizado com o bloqueio de recebimento de recursos da União e a realização de novos contratos com bancos para investimento.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria divulga 2ª chamada de estudantes de MT para intercâmbio na Inglaterra

A secretaria estadual de Educação divulgou, há pouco, a...

Escola técnica abre vagas para curso de inglês básico em Cuiabá

Já estão abertas as inscrições para os cursos de...

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem começa hoje

Começou hoje o período para solicitar a isenção da...

Estudantes de Sinop embarcam para competição mundial de robótica nos EUA

Onze estudantes da rede estadual de ensino em Sinop...
PUBLICIDADE