sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso tem 7,8% de analfabetos, aponta pesquisa

PUBLICIDADE

Cerca de 7,8% da população de Mato Grosso, com idade superior a 15 anos, é analfabeta. O dado compreende a Pesquisa Nacional por amostra de Domicílio (PNAD) 2013. O levantamento ainda destaca que a cada grupo de mil pessoas, 193 não são alfabetizadas no Estado. Nacionalmente, o estudo revela que 8,3% dos brasileiros com mais de 15 anos não sabem ler e escrever. O número corresponde a cerca de 13 milhões de pessoas.

Para o professor de Letras, Roberto Boaventura da Silva Sá, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o número pode ser ainda maior. Destaca que atualmente é considerada alfabetizada a pessoa que consegue decifrar as letras e assinar o respectivo nome. “Não podemos considerar alfabetizado alguém que não consegue ler e compreender um texto básico. Qualquer número maior que zero é alto quando se trata de analfabetismo”.

Para o estudioso, que recentemente lançou a obra “Gradação de Leituras pelo Ensino Literário”, o ato de ler é o exercício mais importante de qualquer cidadão. “É inadmissível existir pessoas analfabetas atualmente. O Brasil tem um histórico de exclusão, mas na atual condição é lamentável ver a qualidade das políticas públicas desenvolvidas para a erradicação da analfabetismo”.

Sobre a escrita, leitura e compreensão, Boaventura frisa a existência, em grande escala, de analfabetos funcionais. Segundo ele, os principais alvos são estudantes do Ensino Médio e até mesmo bacharéis dos mais variados cursos de nível Superior. “O analfabetismo é um quadro bastante complexo. Conseguimos identificar este tipo de situação nos bancos da faculdade. Com o advento do Exame Nacional do Ensino Médio ter validade como acesso ao nível Superior, é possível identificar estudantes que não têm conhecimento básico de ortografia, por exemplo”.

No que se diz respeito a diminuição dos índices de analfabetismo, o professor reforça a necessidade de manter a estrutura econômica dos programas de alfabetização e ainda o resgate do rigor acadêmico. “Acredito que nos próximo anos, o Brasil zera as taxas de analfabetismo, mas qualidade desta alfabetização é que não será a mesma”.

Representante da Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc), o gestor do programa Brasil Alfabetizado em Mato Grosso e membro do Programa de Ensino para Jovens e Adultos, Antônio Marcos Passos de Mattos, reforça que o Estado tem atendido toda a demanda e desde 2004, mais de 150 mil pessoas passaram pelo Brasil Alfabetizado. Porém, destaca que Mato Grosso conta com contingente elevado de migração e com frequência chegam novas pessoas, que acabam gerando novas demandas de alfabetização.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE