sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Governo apresenta ao Sintep nova proposta e espera que greve dos professores acabe na próxima semana

PUBLICIDADE

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer, apresentou mais uma proposta aos trabalhadores da Educação durante reunião, ontem à tarde, na sede das Promotorias de Mato Grosso, e ficou definida a formação de um grupo de trabalho, por parte do Executivo, que fará os estudos necessários para programar, para 2017, a recomposição salarial dos profissionais no que se refere à legislação que prevê a dobra do poder de compra da categoria. Também foi reforçado o compromisso de realizar conferências nos municípios para discutir a implantação da Parceria Público-Privado para construir escolas em Mato Grosso.

Em relação ao concurso público, demanda também já garantida anteriormente pelo Estado, o secretário Marco Aurélio Marrafon destacou a manutenção do calendário relacionado ao lançamento do edital do certame, previsto para dezembro deste ano e provas a serem realizadas em fevereiro de 2017. Além disso, o concurso também apresentará vagas a diversos cargos da área educacional.

Durante a reunião, o presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação de Mato Grosso (Sintep), Henrique Lopes do Nascimento, garantiu que a nova proposta será apresentada à categoria na próxima segunda-feira, durante assembleia geral e expectativa do governo é que a greve seja encerradao "já que o Estado tem atendido às demandas da categoria educacional. O governo está fazendo sua parte e a Educação compreende um planejamento estratégico prioritário nesta gestão. Queremos tornar a educação de Mato Grosso referência nacional e este entendimento é muito importante para que possamos lançar novas políticas públicas e novas ações com foco nas melhorias e qualidade da educação. A busca pelo fim da greve visa garantir o direito fundamental do aluno, que é estudar, tem o objetivo de reforçar o bom ambiente escolar e a valorização do profissional da educação”, confirmou Marrafon. De acordo com Marrafon, os projetos relacionados às PPPs deverão ser finalizados até setembro de 2016 e, posteriormente, apresentados à comunidade. Segundo o secretário, as propostas visam trabalhar apenas em questões estruturais e não pedagógicas. Dentre os itens que já foram suspensos e não farão parte das PPPs estão os setores ligados à merenda limpeza, vigilância de pátio, por exemplo.

O promotor de Justiça em Cuiabá e titular do Núcleo de Defesa da Cidadania, Henrique Schneider Neto, classificou a reunião como produtiva e reforçou a possibilidade do fim da greve. “A reunião foi extremamente positiva, do ponto de vista dos encaminhamentos relacionados à greve. A intervenção do Ministério Público Estadual (MPE) visou aproximar o sindicato e da Seduc, como também encontrar um caminho para que a greve chegue ao seu fim. Acredito que esta paralisação vai chegar a seu fim”. Através da assessoria, o promotor apontou que “o prolongamento da greve para além do término das férias escolares implicaria a perda do ano letivo pelos alunos, o que torna o fim do movimento uma decisão necessária e inadiável ao atendimento dos interesses da comunidade escolar”.

O governo estadual reiterou que, desde o início do movimento grevista, o governo de Mato Grosso tem mantido amplo diálogo com a categoria, apresentando a realidade econômica vivenciada pelo Estado, como também atendendo a classe no que tange às demandas educacionais.

Em relação às demandas salariais, o Estado já concedeu reajuste de 14,36% aos professores da rede pública estadual este ano. Esse percentual é referente ao previsto na lei de carreira, que é de 7%, e mais 7,36% relacionado ao Reajuste Geral Anual (RGA) aprovado pela Assembleia Legislativa. Se somados os reajustes concedidos à classe, entre os anos de 2015 e 2016, este chega a um total de 26%.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE