quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Alunos de escolas estaduais em MT são incentivados a usar plataforma virtual

PUBLICIDADE

Profissionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apresentaram a plataforma de estudos virtual Geekie Games para os estudantes das Escolas Estaduais Liceu Cuiabano e Presidente Médici, em Cuiabá. A explanação ocorreu na última semana nos auditórios das unidades, com o objetivo de ampliar o uso do recurso às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Durante as apresentações, os alunos receberam informações da Superintendência de Tecnologia da Informação da Seduc e de um assessor da empresa Geekie Games. A intenção foi orientá-los e incentivá-los a usar a plataforma que pode atender até 25 mil alunos do último ano do Ensino Médio da rede estadual, de forma gratuita.

Lançada no último dia 06e outubro, na Escola Estadual André Avelino, a plataforma permite que o aluno desenvolva um plano personalizado de estudos com textos, videoaulas, simulados e jogos, testa o conhecimento e verifica se o aluno está aprendendo. “Essa é uma incrível oportunidade para o aluno, que pode com pouco tempo traçar um plano de estudos e conseguir melhores resultados no Enem”, afirmou a coordenadora do Ensino Médio da Seduc, Célia Leite. A profissional explica que as escolas foram escolhidas para a apresentação por historicamente contarem com um número acentuado de alunos que realizam o Enem.

Lucas Nascimento, aluno do 3º ano da escola Liceu Cuiabano, conta que já conhecia o programa, mas não tinha a chance de usufruir. “Conheço outras pessoas que tiveram a oportunidade de usar a plataforma e conseguiram bons resultados, e é esse o meu objetivo agora: estudar”, disse.

O coordenador pedagógico da unidade Joerson Mário, elogia a iniciativa e torce para que o projeto seja ampliado e que o Geekie Games seja disponibilizado por mais tempo nos anos seguintes.

Assessores e coordenadores pedagógicos e formadores dos Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros) de Cuiabá e Várzea Grande também participaram da apresentação na escola Presidente Médici.

O formador Arthur Lopes contou que não conhecia o programa, mas acredita na importância deste para a preparação dos estudantes, em especial pela oportunidade de interatividade. “É muito bom que os jovens possam usar todos os aparelhos eletrônicos para acessar a plataforma, pois eles têm facilidade com esses meios de comunicação e os usam muito como entretenimento. Agora, contarão com essa funcionalidade”, pontua o formador.

O Geekie Games está disponível 24h por dia, todos os dias da semana e pode ser acessada pelo computador, tablets e celulares.

A edição 2015 do Enem será nos dias 24 e 25 de outubro. Com a nota obtida no Enem, o candidato pode concorrer a vagas em instituições públicas de todo o país que usam o exame como mecanismo único, alternativo ou complementar de acesso ao ensino superior.

O desempenho no exame também pode ser usado na obtenção de bolsas estudantis em instituições privadas. Outra possibilidade oferecida pela nota no Enem é o certificado de conclusão do ensino médio. Maiores de 18 anos que ainda não terminaram o ensino básico podem fazer as provas e obter a certificação junto a uma das instituições que aderem ao processo e estão no edital.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...

Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Os estudantes inscritos no Programa Pé-de-Meia de incentivo à...
PUBLICIDADE