quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Qualidade da madeira do Nortão é apresentada em feira buscando fomentar negócios no exterior

PUBLICIDADE
Só Notícias (fotos: assessoria e Só Notícias/arquivo)

Empresas de Sinop e Santa Carmem, associadas Sindicato das Industrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad) participaram da 2ª Edição da Florestal Tech expondo peças prontas e com acabamento especializado – decks, portas maciças de jequitibá e cedro amazonense, jogos de bistrô, jogos de mesas e cadeiras dobráveis, aparadores, escrivaninhas de itaúba e uma mesa modelo 3D mesclada itaúba e sucupira feita em processo de marchetaria. "O estande personalizado do Cipem tinha 40 m² e ficava no Espaço Madeira, da revista referência. Além de conhecer os produtos, os visitantes tinham a oportunidade de visualizar, em realidade virtual aumentada, a aplicação das 32 espécies nativas disponíveis, alterando a parede, o forro, o piso e móveis. Também era possível ver detalhes sobre o manejo florestal",  analisou o presidente do Sindusmad, Sigfrid Kirsh. "Essa participação, somada às outras atividades já desenvolvidas, busca desenvolver laços entre nossos madeireiros e o mercado internacional. Em sua 2ª edição, o Florestal Tech foi levado para a ForMóbile e os resultados já começam a surgir, recebemos no estande mais de mil visitas com representantes de 13 países", acrescentou.

Apesar do foco moveleiro, a feira movimenta todo setor madeireiro, contando com palestras e exposições voltadas especialmente para serralherias. O associado Diogo Paludo participou buscando soluções para reaproveitar resíduos, além de expor no estande do Cipem.  "Eventos desse porte abrem a nossa mente para novidades e nos proporciona uma nova visão de mercado. Além de voltar com várias ideias para reaproveitar resíduos, consegui manter contato com representantes e já iniciar novos contatos e possíveis negócios", avalia Kirsch.

O estande contou ainda com palestras para arquitetos, apresentando as diversas possibilidades de usos da madeira. 
Base Florestal em Mato Grosso
 
A madeira de Mato grosso é oriunda de 3,2 milhões de hectares de florestas manejadas. E a expectativa é de chegar a 6 milhões de hectares até 2030. A atividade agrega mais de 5 mil produtores, sendo cerca de 1.800 indústrias e comércios. Juntas, elas empregam cerca de 90 mil pessoas direta e indiretamente. Ao todo, 44 municípios mato-grossenses têm como base econômica a atividade florestal. O setor ocupa a 4ª posição no ranking da economia estadual.

O setor de base florestal arrecadou, em impostos, aos cofres públicos estaduais, somente em 2017, mais de 47 milhões de reais em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e mais de 16 milhões de reais para o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), informa a assessoria do Sindusmad.

A 2ª Florestal Tech foi realizada pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem) durante a Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira (ForMóbile),entre os dias 10 e 13 deste mês.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

INSS começa a pagar hoje décimo terceiro antecipado

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro...

Empresas em Sorriso ofertam 176 vagas de empregos

Na capital do agronegócio, empresas e indústrias estão contratando...

Empresas de Colíder contratam 35 novos profissionais

Empresas e indústrias de Colíder ofertam 35 novas vagas...
PUBLICIDADE