quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Famílias cuiabanas estão mais endividadas

PUBLICIDADE

O nível de endividamento das famílias cuiabanas ficou acima da média brasileira no mês de junho. É o que revela a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Os dados coletados em todas as capitais e no Distrito Federal com cerca de 18 mil consumidores revela que 62% das famílias brasileiras possuem dívidas com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros.

Em Cuiabá, a proporção dos endividados ficou situada em 69,9%. A boa notícia é que o índice ficou abaixo daquele verificado em junho de 2014 (72%) e maio deste ano, quando atingia 72,7%.

A diminuição do nível de endividamento ocorreu em todo o país, pela mesma base comparativa, sendo que em junho do ano passado atingia o patamar de 62,5% e em maio de 62,4%. Outro ponto positivo é que o percentual de famílias cuiabanas que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso baixou de 9,3% em junho de 2014 para 5,6% no último mês.

Também houve melhora no índice em comparação com maio, quando 6,9% alegava impossibilidade de liquidar os débitos. Já a situação verificada no país foi de piora na inadimplência, com 7,9% das famílias declarando não ter condições de quitar as dívidas em junho de 2015.

No mesmo período do ano passado, a proporção era de 6,6% e, no último maio, de 7,4%. Apesar da queda do percentual de famílias endividadas, a proporção daquelas com dívidas ou contas em atraso na Capital mato-grossense aumentou na comparação mensal. Subiu de 38,4% em maio de 2015 para 41,2% no mês passado. Já em relação a junho de 2014, quando correspondia a 42,3%, houve redução.

Em todo o Brasil, a situação verificada foi de piora no número de endividados com contas atrasadas, quando alcançou a média de 21,3% em junho, ante 21,1% em maio e 19,8% em junho do ano passado. Viúva, com 64 anos, Julita Ramos da Silva, relata que nunca compra a prazo. “Sou bem controlada nos gastos e por isso não tenho contas atrasadas”.

Outra pesquisa realizada pelo Instituto Geoc constatou que 30% dos brasileiros inadimplentes não sabem quanto devem, sendo que 5% desconhecem quem são os credores. Para o presidente do Instituto Geoc, Jefferson Frauches Viana, as empresas precisam estar mais atentos na hora de fornecer o crédito para o consumidor comprar. Na avaliação de Viana, o índice é falto e reflete a falta de educação financeira da população.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sinop contratam 111 funcionários e salários chegam até R$ 3,5 mil

Empresas de Sinop admitem 111 novos funcionários com auxílio...

Sinop registra novo mês com mais de 31 mil passageiros no aeroporto

O aeroporto João Batista Figueiredo em Sinop registrou no...

INSS começa a pagar hoje décimo terceiro antecipado

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro...

Empresas em Sorriso ofertam 176 vagas de empregos

Na capital do agronegócio, empresas e indústrias estão contratando...
PUBLICIDADE