sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Comissão de meio ambiente da Assembleia faz 1ª reunião dia 25

PUBLICIDADE

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa realizará no próximo dia 25, às 9h, na sala das comissões, a primeira reunião extraordinária do ano. Serão apresentados resultados do “Workshop Internacional Diálogos de Saberes: Os impactos das represas e da fragmentação dos rios na pesca artesanal e modos de vida locais no Pantanal”, realizado em 2013, em Cáceres, sob a coordenação do Instituto GAIA- Fundación Humedales- Argentina e Sociedade Fé e Vida.

A intenção, segundo a bióloga e doutora em Ecologia de Rios, Débora Calheiros, é frear a criação desordenada de barragens na Bacia do Alto Paraguai formadora do Pantanal Mato-grossense. “Atualmente existem 44 barragens em operação, representando 70% do aproveitamento hidrelétrico da mesma.

Desse número, seis são de grande porte e outras são Pequenas Centrais Hidrelétricas- PCHs, cujo licenciamento é feito de forma facilitada”, informou Débora, ao lembrar ainda que estão previstas 135 hidrelétricas somente na Bacia do Alto Paraguai.

Ainda de acordo com a bióloga, já existe ocorrência de alteração dos pulsos de inundação na região e perda de qualidade de vida, geração de renda e segurança alimentar de comunidades ribeirinhas e de pescadores profissionais na região. Além dos deputados membros da comissão, pesquisadores e sociedade civil.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mauro inaugura ponte e 44 km de asfalto na rodovia Juara-Alta Floresta

O governador Mauro Mendes inaugurou, esta manhã, em Juara...

Sinop vai aplicar mais de R$ 5 milhões em manutenção de áreas verdes

A prefeitura vai investir na aquisição de materiais para...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...
PUBLICIDADE